Carregando...
Grafite

OSGEMEOS

(por Maria Manuela Matos, IC Jr)

Nascidos em 1974, na cidade de São Paulo, os irmãos Gustavo e Otávio começaram a pintar nas ruas com a chegada da cultura Hip-hop no Brasil nos anos 80 – onde se inspiram até hoje para a criação de seus trabalhos.

Muito conhecidas pelo mundo afora, suas obras tem características muito marcantes.

Os personagens amarelos, as cores, as estampas, padronagens, detalhes em seus personagens, a maneira de contar histórias com elementos que transcendem do real ao a imaginário são sempre muito poéticas, críticas, irônicas e marcantes.

Não só nas ruas e cenários urbanos, mas as obras deles também estão em telas e esculturas de espaços de arte. A exposição mais recente dos irmãos, em São Paulo, foi intitulada como “OSGEMEOS: segredos”. A exposição panorâmica contou com desenhos, telas, esculturas, instalações e murais. A exposição mostrou muito sobre a infância e a trajetória dos artistas, com inúmeras referências a cultura hip-hop e desenhos de quando eram pequenos – a ideia da curadoria foi mostrar as raízes dos irmãos artistas.

Com 40 anos de carreira, OsGemeos continuam com muito talento, criatividade e inovação no campo da Arte.

Parallel connection, 2015.

O trabalho animado foi realizado em 2015 em um dos pontos mais famosos de Nova York, a Times Square. O trabalho foi criado em parceria com Times Square Advertising Coalition, com a curadoria da Times Square Arts para o projeto “Midnight Moment”. Essa foi a primeira vez que os artistas trabalharam com o formato de animação. A ideia foi conectar a arte com características criativas e quebrar as barreiras entre imaginação e realidade.

A Ópera da Lua, 2014.

A exposição “A Ópera da Lua” foi realizada em 2014, na cidade de São Paulo. O foco da exposição foi levar a pintura para o espaço tridimensional, construindo um ambiente imersivo e conectado. As obras inserem os clássicos personagens amarelos em novos contextos formando diferentes dimensões e histórias.

Fontes:http://www.osgemeos.com.br/pt/biografia/

https://www.anualdesign.com.br/blog/1035/os-gemeos/#:~:text=Equipe%20Anual%20Design-,As%20figuras%20humanas%20de%20pele%20amarelada%20envolvidas%20em%20inusitadas%20fantasias,folcl%C3%B3rica%2C%20e%20surpreendem%20os%20passantes.

http://www.osgemeos.com.br/en/projetos/parallel-connection-collaboration-osgemeos-to-midnight-moment/

http://www.osgemeos.com.br/pt/a-opera-da-lua-galpao-fortes-vilaca-sao-paulo/