Carregando...
Artistas em pesquisa

J. BORGES

por Miriam Machado.

José Francisco Borges nasceu em Pernambuco, em 1935. Ele é xilogravador e poeta.

Em 1964 ele escreveu seu primeiro folheto de cordel intitulado “O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina”, mas sua carreira como xilogravador só teve início quando ele fez a capa da sua segunda publicação, “O Verdadeiro Aviso de Frei Damião sobre os Castigos que Vêm”, inspirada na Igreja de Bezerros, cidade natal do artista.

A xilogravura foi criada na China e é o mais antigo processo para se reproduzir imagens. Ela consiste em uma técnica de impressão onde se entalha o desenho na madeira para fazer a matriz, a qual é entintada e pode reproduzir várias cópias do desenho original.

J. Borges desenvolveu sua própria técnica para colorir a gravura, ele aplica cores variadas em uma mesma matriz utilizando um pincel, diferente da técnica tradicional que usa uma matriz para cada cor. Aqui no Brasil, inicialmente, a xilogravura era associada às ilustrações das capas de folhetos de cordel, mas hoje é uma expressão artística independente.

J. Borges destacou-se na produção de xilogravuras e, através delas, ganhou projeção nacional e internacional. Publicou vários álbuns, participou de diversas exposições, ganhou prêmios, ilustrou livros, e ministrou oficinas sobre cordel e xilogravura. Ele tornou-se um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco e chegou a ser considerado por Ariano Suassuna como o melhor gravador popular brasileiro.

Algumas características das xilogravuras desse artista são: os temas do cotidiano e da cultura nordestina, entre outros, a assinatura na matriz, a falta de preocupação rigorosa com perspectiva ou proporção e o fato de que, geralmente, suas obras não possuem uma tiragem limitada.

J. Borges ainda reside em Bezerros, onde escreve, ilustra e publica os seus folhetos de cordel. Ele tem uma gráfica, onde trabalha com os filhos e outros parentes.

J BORGES – O MESTRE DA XILOGRAVURA E DO CORDEL (entrevista)

REDES SOCIAIS:

https://www.instagram.com/memorialjborges/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/memorialjborges/

REFERÊNCIAS

J. Borges. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8837/j-borges>. Acesso em: 13 de ago. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

MACHADO, Regina Coeli Vieira. J. Borges. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 14 ago. 2020.

PERNAMBUCO. Secretaria Estadual de Educação. Caderno de cultura Pernambuco. Travessia: Programa de Aceleração de Estudos de Pernambuco. Pernambuco: SEE/PE, s/d.