Carregando...
Pesquisas em Arte

Hebert AMORIM

(pesquisa Renan Araujo, bolsista PIBIC-Cnpq)

Hebert Amorim (Rio de Janeiro, 1993), nascido em Senador Camará, bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ), é um artista digital autodidata que utiliza as técnicas de pintura e colagem digital para produzir seus trabalhos artísticos.

Iniciou sua produção em 2016, fortemente influenciado em retratar e dialogar com as temáticas e vivências urbana e periférica da cidade do Rio de Janeiro. Sua obra tem como referência alguns artistas, em especial, Basquiat, Cândido Portinari, Heitor dos Prazeres, Salvador Dalí etc.

Seu codinome nas redes sociais é Arte Deft – perfil @artedeft – inspirado em uma banda estadunidense americana de metal alternativo, Deftones, em que o artista cita a música como parte fundamental para a elaboração do seu processo criativo. Além disso, Hebert Amorim já conquistou alguns prêmios ao longo de sua carreira, o qual foi

três vezes vencedor do desafio Masp e teve suas obras de artes expostas em galerias como:A Virada agora é Preta – Universidade Federal Fluminense (2020), Artefavelada – Anfiteatro Da Rocinha (2020), Vvdearte – Pedra do sal (2020), COART | CAÔ – Exposição virtual (2020), Sal60 (2021) – Mostra virtual, nos apresenta séries que nos fazem refletir sobre o cotidiano carioca (RAPGOL MAGAZINE, 2023).

Amorim já exibiu suas obras em outras ocasiões, como na mostra “socialcrypto.art” com a pintura digital “Proteção” (2023), abaixo, no aeroporto de Guarulhos, oferecida pela LATAM, em 2023, em uma exposição de NFT’s (Non-Fungible Tokens/Tokens não Fungíveis. NFT’s são tokens digitais que representam propriedades únicas de itens virtuais, por exemplo uma imagem, vídeo, música etc.

O artista também expôs suas pinturas digitais na principal mostra do ano de 2023 do Museu de Arte do Rio/MAR, na exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade” (2023-2024). Algumas dessas obras foram “Eu só vou rir quando eu quiser” (2021) (Fig 1) e “Vivo de Janeiro a Janeiro não só em Novembro” (2021) (Fig 2).

Com as obras “Persistir” (2021) (Fig 3) e “Sorriso” (2022) (Fig 4), participou da exposição de artes visuais do Sesc Teresópolis, na mostra “Os músculos (não) dirão a verdade” (2022-2023), exposição que debate temas como ficção política e fabulação crítica (SESC TERESÓPOLIS, 2023).

Amorim também esteve igualmente presente na mostra virtual do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira/MUHCAB, no ano de 2021. A exposição online propôs discutir temáticas que abordam o entendimento do que é ser negro e suas ancestralidades pela matriz da cultura africana no Brasil, trazendo o protagonismo de artistas negros como o próprio Arte Deft.

            Logo, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos de acessos a lugares artísticos/acadêmicos o artista buscou, de maneira autodidata e por meios virtuais, aperfeiçoar o conhecimento para iniciar a produção na colagem e pintura digital, por exemplo utilizando a plataforma de vídeos online, YouTube e demais estudos técnicos.

Desse modo, como forma de analisar e contemplar o entorno estético de onde vive, Hebert Amorim se inspira constantemente nos personagens habituais, nas ruas e movimentações do cotidiano urbano e periférico com o intuito de se expressar artisticamente. Assim, se torna uma fonte de motivação para todos que admiram as artes visuais e buscam encorajamento para começar produções artísticas autorais.

REFERÊNCIAS

LATAM AIRLINES. LATAM Airlines apresenta socialcrypto.art. 2023. Disponível em: https://www.socialcrypto.art/scart-latam-pt Acesso em: 15 dez. 2023.

MAR: Museu de Arte do Rio. FUNK: Um grito de ousadia e liberdade. 2023. Disponível em: https://museudeartedorio.org.br/programacao/funk-um-grito-de-ousadia-e-liberdade/. Acesso em: 15 dez. 2023.

MUHCAB. CONEXÃO MUHCAB | ARTE DEFT. Rio de Janeiro, 2022. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-S821y4bkqc&ab_channel=MUHCAB. Acesso em: 15 dez. 2023.

RAPGOL MAGAZINE. Artedeft, artista utiliza pintura e colagem digital para expor a realidade urbana e periférica. Disponível em: https://rapgol.com.br/artedeft-artista-utiliza-pintura-e-colagem-digital-para-expor-a-realidade-urbana-e-periferica/. Acesso em: 15 dez. 2023.

SESC TERESÓPOLIS. Os músculos (não) dirão a verdade. Disponível em: https://osmusculosnaodiraoaverdade.com.br/. Acesso em: 15 dez. 2023.