Dandara Lorena dos Santos de Paula Rocha e Christiane Arcuri
Resumo
Produto educacional (em formato físico e como e-Book) vinculado à Pesquisa “A Arte cantada na escola: a resistência da cultura afro-brasileira nas práticas cotidianas” apresentada ao Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica/PPGEB, do Instituto de Aplicação/CAp, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
Com as experiências e aprendizados nas Oficinas e Rodas de conversa na educação básica de uma Escola da Rede Municipal de Maricá, Rio de Janeiro, o Produto entende a Música como uma prática pedagógica de aprendizagem inclusiva no ensino de Artes – e demais campos interdisciplinares. O material pedagógico destaca a importância da Música não apenas como uma linguagem curricular, mas como uma ferramenta para fomentar a resistência cultural, a inclusão social e a valorização da identidade afro-brasileira com acordes decoloniais.
A história contada e ilustrada reflete a jornada da personagem que no seu cotidiano tem a interseção entre a Música e a educação decolonial, enfatizando como a arte é uma linguagem de empoderamento e expressão pessoal. Desse modo, acredita-se que Luara, além de retratar a realidade de muitos jovens da comunidade, é uma história de incentivo para que demais jovens alcancem seus sonhos livres de preconceito, desvalorização e violência.
Palavras-chave: 1. Cultura afro-brasileira 2. Música. 3. Educação decolonial.