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PRODUTOS EDUCACIONAIS PPGEB

Postar-te: criando redes e subjetividades

Luís Ricardo Pereira de Azevedo e Christiane Arcuri

Resumo

O Produto Educacional PostAr-te se propõe, em caráter interdisciplinar, dialogar com as diferentes áreas do conhecimento. Seu objetivo principal foi a produção, por parte de discentes dos anos finais do Ensino Fundamental, de postais visuais que foram intercambiados entre a Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Niterói, e a Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu, em Imbariê, unidades escolares onde leciono. Os discentes das duas unidades responderam a um questionário sobre a vida cultural dos seus respectivos bairros e o patrimônio cultural do espaço urbano próximo. Esses debates servem, inclusive, como subsídios para futuros projetos nas próprias escolas e no seu entorno, assim como fazem parte do acervo artístico/memória das unidades. Os discentes foram convidados, num primeiro momento, a debater o tema do patrimônio cultural, problematizando-o em relação à própria inserção no mundo e na comunidade onde vivem/estudam. Num segundo momento, os estudantes produziram postais visuais, procurando enfocar nessa produção o(s) lugar(es) pleno(s) de sentido – reconhecido(s) como patrimônio, ou não, para cada um deles. Este é, em resumo, o Produto Educacional formulado pela pesquisa.

Palavras-chave: Patrimônio cultural, Arte Postal, Prática pedagógica na educação básica, Ensino da arte.