Carregando...
Artistas em pesquisa

JORGE SELARÓN

Pesquisa Beatriz Leone, Juliana Rosa, Maria Luisa Marinho, Marya Luiza Oliveira, Esther Santana e Eduarda Mattos (turma 2C); Caike, Pedro, Arthur, Miguel (turma 2D), ensino médio, CAp-Uerj.

Jorge Emílio Perez Moralez, mais conhecido como Selarón, foi um artista nascido em 1947, na região de Limache, Chile.

Sua morte aconteceu 66 anos depois, no dia 10 de Janeiro de 2013. Ele foi encontrado morto por policiais na escadaria que leva seu nome, Escadaria de Selarón, sem marcas de agressão e com o corpo carbonizado. A Polícia Civil descartou qualquer suspeita de assassinato e os investigadores declararam que a causa da sua morte foi suicídio, causada por problemas pessoais.

Quando criança sempre teve o desejo de viajar o mundo, conforme foi crescendo, começou a conhecer diversos países e de cada um desses países ele levava uma lembrança, principalmente azulejos.

Jorge chega ao Rio de Janeiro no final da década de 80, mas só se estabilizou com uma moradia no bairro da Lapa na década de 90.

Como artista autodidata, Selarón começa a aplicação dos azulejos na Escadaria do Convento de Santa Teresa, no ano de 1994, hoje conhecida como escadaria Selarón. Esse trabalho, que durou mais de 20 anos, é considerado o ápice de sua carreira artística. Nas laterais da escadaria, utilizou somente azulejos vermelhos e, na escadaria que ligava Lapa a Santa Teresa, utilizou os  azulejos que comprou na Feira da Praça XV e demais azulejos que trouxe dos mais de 50 países que visitou.

Desde que chegou no Rio de Janeiro, o artista viveu de sua arte. Uma vez disse: “A escadaria é minha homenagem ao povo brasileiro que até mesmo o grande Gaudí vai ficar com inveja”.

Ele foi uma importante figura artística para a história da capital do Rio de Janeiro, pois atraiu diversos turistas com suas obras e, principalmente, com a sua autointitulada “grande loucura” – a Escadaria de Selarón.

A escadaria possui mais de 215 degraus revestidos com 2000 azulejos de 60 países diferentes. Junto da escadaria, o artista realizou outros mosaicos. De fato, todas as suas obras mostram o comprometimento que teve com a arte. Esse foi um dos motivos por qual fez suas obras a céu aberto para que todos pudessem vê-la.

Fontes: https://selaronpedacosdomundo.com.br/quem-foi-selaron/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-01/programacao-especial-lembra-10-anos-da-morte-do-artista-jorge-selaron

https://veja.abril.com.br/brasil/suspeito-nega-ameacas-de-morte-contra-jorge-selaron/#:~:text=A%20per%C3%ADcia%20confirmou%20que%20Selar%C3%B3n,ateou%20fogo%20contra%20o%20corpo

Vídeo: