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Ensaios

Trajetórias: estudo de programas curriculares para desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem

A pesquisa analisa os livros didáticos utilizados pelas redes de ensino, pública e privada, e seus respectivos programas curriculares.

A prioridade desse estudo volta-se para o levantamento de temas e conteúdos pertinentes a arte brasileira, com vista à sistematização e posterior intervenção no modo de criar e oferecer uma obra didática, e à produção de metodologias de ensino inovadoras.

Tais objetos de estudo – programas curriculares e livros didáticos – são percebidos por meio dos seguintes caminhos metodológicos: levantamento dos programas curriculares de Artes Visuais das redes pública e privada; estudo de caso com entrevista a docentes; consulta ao projeto anual curricular, aos procedimentos metodológicos e aos materiais didáticos utilizados nessas instituições; levantamento e seleção dos livros didáticos com conteúdo voltado para a disciplina de Artes Visuais.

A partir das investigações e das correlações feitas entre os objetos do estudo, nota-se os seguintes resultados: as ferramentas educativas materializam, ainda, o ensino de Artes em perspectiva eurocêntrica, coloniza os saberes e, por isso, ignora o cotidiano, as experiências e a ideia do aluno como protagonista nas salas de aula. Postos em segundo plano, a estética local, a arte brasileira e o cotidiano do aluno carecem de interação e de procedimentos metodológicos que promovam rupturas nessa lógica.

Nesse sentido, a pesquisa busca o aprimoramento das habilidades de análise, de interpretação, de crítica aos conteúdos curriculares, aos livros e aos materiais didáticos. Assim como concentra suas atenções na investigação e na elaboração de metodologias inovadoras, mais condizentes com a realidade dos educandos brasileiros.