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Ensaios

Trajetórias: pensando a dinamização dos currículos relacionados às Artes Visuais

O interesse em observar as influências que os programas curriculares e os livros didáticos exercem na prática docente mostrou-se essencial para o grupo de pesquisa. Uma vez que ele conta com a participação de professores recém-formados e outros próximos de concluírem a licenciatura.

A pesquisa teve como uma de suas etapas iniciais a consulta aos programas curriculares vigentes nas instituições selecionadas, e aos livros didáticos por elas adotados. Isso possibilitou ao grupo perceber o tratamento voltado a disciplina de Artes Visuais ao longo dos anos: das alterações e adequações realizadas no que diz respeito tanto a sua importância no processo educacional, quanto em sua prática e abordagem metodológica.

Dentre as alterações observadas nesses currículos, podemos destacar a ampliação e atualização de conteúdos e metodologias pertinentes a especificidade da disciplina como: o alinhamento às perspectivas da Cultura Visual e Interculturalidade, e o destaque destinado à Arte brasileira.

Concluída essa etapa, a consulta aos livros didáticos resultou no levantamento dos conteúdos e temas presentes nos materiais utilizados em sala de aula. O grupo dedicou atenção especial a observar a abordagem destinada à arte nacional e a outros conteúdos presentes no cotidiano dos alunos.

Ao articularmos esse levantamento à análise dos programas curriculares, observamos que há pouco destaque para a Arte brasileira e que não há um diálogo entre os conteúdos presentes nesses materiais e o cotidiano discente. Outra observação foi a recorrência de artistas e obras de artes selecionadas, assim como das metodologias sugeridas para sua abordagem.

Conforme as análises avançavam constatamos que apesar de os currículos serem amplos e que visam uma abordagem pertinente a especificidade da disciplina, o tratamento direcionado às Artes Visuais é genérico. Que apesar da vasta seleção de conteúdos e eixos temáticos, há uma recorrência nos materiais consultados.

Tal constatação evidencia a importância do professor enquanto responsável pela dinamização dos currículos que servem como balizadores de sua prática. Assim o docente pode concretizar os objetivos almejados no cotidiano escolar, e principalmente, com a participação ativa de seus alunos.

A pesquisa encontra desdobramentos na elaboração de novos procedimentos metodológicos, que busquem dinamizar os conteúdos presentes nos currículos consultados e analisados.