Carregando...
Artistas em pesquisa

Anna Maria MAIOLINO

(por Monique Durand)

Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942) é uma artista que utiliza diversas materialidades em suas produções, como desenho, fotografia, performance e instalação.  

As obras de Maiolino se destacam por abordar as suas próprias vivências de maneira sensível. Temas como o papel da mulher na sociedade, imigração e crítica à ditadura militar demonstram a versatilidade de sua produção artística. Além disso, Maiolino foi uma das artistas que se destacou durante a exposição “Nova Objetividade Brasileira”, que ocorreu no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1967. 

Maiolino nasceu e viveu na Itália durante parte de sua infância. Em 1954, devido às consequências provocadas pela Guerra Fria, na Itália, ela e a sua família mudaram para a cidade de Caracas, na Venezuela, onde ela estudou Arte por alguns anos.  

Em 1960, começou a morar no Brasil. Em terras brasileiras, a artista ganhou diversas oportunidades para continuar a trilhar pelo caminho da Arte, conhecer novos artistas e ter suas obras incluídas em exposições. 

Em 1967, Maiolino foi convidada a participar da “Nova Objetividade Brasileira”, organizada por diversas pessoas do meio da Arte, como o artista Hélio Oiticica (RJ, 1937-1980). Um dos conceitos propostos na exposição foi o de abandonar a bidimensionalidade de uma tela. Havia o interesse em pensar uma arte diferenciada a partir de diversas materialidades, que assumisse novas configurações e possibilidades estéticas. Nessa exposição, Maiolino exibiu “Psiu!”, um ouvido de grandes proporções com tecido como técnica. A obra trouxe questionamento sobre o silenciamento em tempos de autoritarismo e ditadura militar. 

https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/anna-maria-maiolino

Nas décadas seguintes, nota-se que a artista possuía o interesse de experimentar novas formas de fazer arte. Foram produzidas obras que exploravam a materialidade e espacialidade do papel a partir de sobreposições, rasgos e costuras, como na série “Desenhos-Objetos”, realizada a partir dos anos 70.

Na obra “O Vermelho Está Solto”, de 1974, que faz parte dessa série, Maiolino utilizou diversas camadas de papel até formar uma fenda, por onde é possível avistar um fio de linha vermelho, posicionado entre algumas das folhas. Dessa forma, é perceptível a construção de uma tridimensionalidade no vazio provocado pelos cortes na bidimensionalidade do papel.

Para além do objeto, Maiolino também produziu “Por Um Fio”, em 1976, uma fotografia na qual a própria artista, junto com sua mãe e sua filha, faz parte da composição. Elas estão unidas através de um fio em suas bocas, representando a questão das gerações de mulheres, dos conhecimentos e limites que são passados de mãe para filha na sociedade.

Por Um Fio (1976)

Atualmente, Anna Maria Maiolino vive na cidade de São Paulo e continua ativa no meio artístico. Outro destaque de sua produção artística, é a série “Andaço”, do ano de 2020.

Sem Título, série Andaço, 2020, caneta permanente sobre papel, 59 cm x 42 cm.

A artista também tem realizado exposições tanto no Brasil, quanto no exterior – suas obras compõem a coleção de diversos Museus e Galerias de Arte, como o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em São Paulo, e o Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

https://annamariamaiolino.com/

https://www.instagram.com/annamariamaiolino/

Anna Maria Maiolino, Três em Um, da série Objeto Escultórico …

galerialuisastrina.viewingrooms.com › artists › works › 25…

https://www.galerialuisastrina.com.br/artists/29-anna-maria-maiolino/

ANNA Maria Maiolino. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9539/anna-maria-maiolino. Acesso 28 abr. 2022. Verbete da Enciclopédia.  

CARION, C. Anna Maria Maiolino. In: Arte Que Acontece, 2018. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/anna-maria-maiolino/. Acesso 13 abr. 2022.