Carregando...
Artistas em pesquisa

ATHOS BULCÃO

(por Miriam Machado)

(RJ, 1918 – Distrito Federal, 2008)

O repertório artístico de Athos Bulcão começou a formar-se ainda na infância com o contato com as manifestações culturais do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1918, e com os espetáculos teatrais e musicais que assistia em companhia de suas irmãs mais velhas. Na juventude, vivenciou as manifestações nacionais e internacionais das vanguardas artísticas que preconizavam uma maior liberdade de expressão.

Athos Bulcão trabalhou com alguns artistas, como Candido Portinari, e depois foi convidado por Oscar Niemeyer a participar da construção de Brasília, onde sua primeira obra foi o revestimento da Igreja Nossa Senhora de Fátima com azulejos que retratavam a pomba do Divino Espírito Santo e a estrela da Natividade (figura 1), a qual foi a única obra figurativa de sua azulejaria.

Fig. 1

Além dos painéis de azulejos, ainda para a nova capital, Bulcão também fez pinturas, relevos, vitrais, murais, peças de designer etc.  (figuras 2, 3 e 4).

Fig. 2
Fig. 3
Fig. 4

Embora o artista tenha realizado obras para projetos particulares de diferentes arquitetos, a maioria das suas obras, em Brasília, ficam em espaços públicos, como hospitais, igrejas e instituições governamentais. Essa parceria com a arquitetura provocou, sem dúvida, uma maior democratização de sua arte.

Athos Bulcão produziu um grande número de obras em azulejaria – o que o levou a ser mais (re)conhecido em espaços urbanos. Nas obras em azulejo, o artista aplicou várias formas geométricas que podiam ser arrumadas de vários jeitos, aleatoriamente, gerando uma riqueza compositiva muito grande. (figuras 5 e 6), embora sem muita variação de técnica e material.

Fig. 5
Fig. 6

Artista incansável, Bulcão sempre seguiu criando, inclusive, em obras desvinculadas da arquitetura. Mesmo mantendo conhecimento dos artistas universais e dos movimentos artísticos de sua época, Bulcão não se deixou influenciar por nenhum modismo artístico. A arte de Bulcão é, ao mesmo tempo, plural e singular. Plural porque ele foi um artista múltiplo e utilizava-se de diferentes técnicas, linguagens visuais e materiais estéticos em suas criações e produziu um variado acervo de desenhos, fotomontagens, relevos, painéis etc. (figuras 7, 8, 9 e 10). E, singular, porque apesar de sua diversidade artística e versatilidade técnica, imprimi sua identidade visual em todas as suas criações.

Fig. 7
Fig. 8
Fig. 9
Fig. 10

Quando faleceu, em 2008, ele deixou um grande acervo de obras espalhadas pelo Brasil e por outros países. Desde então, a Fundação Athos Bulcão tem a missão de preservar e divulgar essas obras.

FONTE: Fundação Athos Bulcão

https://www.fundathos.org.br