por Caroline Gioia.
Alice Haibara de Oliveira, mais conhecida como Alice Haibara, é uma artista plástica, antropóloga e pesquisadora. Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.
Dedicando-se a arte da pintura, Alice Haibara utiliza-se da técnica “Arte Terra Cor”, criada por sua avó, Helena da Terra. A técnica consiste na substituição de materiais convencionais, tinta a óleo e aquarela, por elementos da natureza para a realização das pinturas. Dessa forma, suas pinturas reúnem os mais diferentes tons de terra, que variam do vermelho, amarelo, marrom e preto – estima-se que um total de vinte e seis tipos – e abordam temas inspirados na natureza, retratando principalmente aspectos do sagrado feminino e da paisagem do Acre.
“Quando pintamos com a terra podemos nos conectar com a força da vida e da criação, pois é da terra que tudo brota e para onde tudo vai. Nos abrimos para a criatividade fluir, expressando nossos sentimentos. Fazer arte com a terra desperta a cura e a alegria, por meio dessas lindas cores.”
Destacamos aqui, algumas obras da artista, para análise e ampliação de conhecimento: Menina Índia (2010); Mãe Terra (2012); Jibóia Encantada (2011); Mandala Tempo Infinito (2013); Canoa (2010).
Referências
D’AVILA, Bruno. Alice Haibara. 2014. Disponível: https://prezi.com/a-0wwsrspj1k/alice-haibara/ Acesso em: 14 de outubro de 2018.
HAIBARA, Alice. Arte Terra Cor – Pintura com terra. Disponível em: https://arteterracor.wordpress.com/ Acesso em 14 de outubro de 2018.
HAIBARA, Alice. “Já me transformei”: modos de circulação e transformação de pessoas e saberes entre os Huni Kui (Kaxinawá). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo: São Paulo: 2016.