(por Maria Eduarda Ehms, IC Jr)
Rodrigo Branco, nascido em 1986, no bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo, é um grafiteiro conhecido pelos seus traços marcantes que refletem bastante seu bairro e sua relação com onde foi criado.
O artista tem um estilo que vai do figurativo ao abstrato e começou no grafite quando tinha 11 anos, introduzido pela pichação de rua. Foi influenciado, com 15 anos, a começar o grafite de uma forma bastante natural, com alguns conhecidos do bairro. Apesar disso, seu primeiro contato com as artes aconteceu dentro de sua família.
Seu pai era fotógrafo, o que também impactou seu estilo como artista. Na sua infância, seu tio também tinha o hábito de pintar com óleo, o que chamou igualmente a atenção de Rodrigo.
Nos seus trabalhos, o artista costuma retratar faces do seu imaginário, remetendo a experiências de sua infância. Branco leva em consideração os arredores onde vive, chamando atenção a proximidade da represa Billings, o circo-escola onde frequentou uma parte de sua vida, entre outras influências.
Em suas pinturas, Branco usa manchas de cores e traços expressivos para realmente expressar o que via quando criança – o artista teve uma grave deficiência visual que ficou sem tratamento por anos.