Carregando...
Artistas em pesquisa

VAL PIRES

Mapa visual ANUNCIAÇÃO

(por Camilla Tenório)

Val Pires

Xilopretura é o nome do projeto artístico que resulta da abreviação XILO, nome oriundo da técnica de xilogravura e da junção de PRETURA que faz referência à mulher preta, principal fonte de inspiração e pesquisa da artista Val Pires. 

A xilogravura é uma técnica que utiliza a madeira como matriz para a (contínua) reprodução de imagens. Ela está inserida na cultura popular brasileira através da Literatura de Cordel, no qual é utilizada para ilustrar pequenos livretos de histórias populares. Val Pires faz referência a essa arte muito presente do nordeste do Brasil, contando memórias e histórias de origem africana – “Xilopretura mostra em sua arte as raízes e fortalezas que constituem as mulheres negras”. (Maia, 2021, p. 51). 

Val Pires é uma artista e gravadora moradora de Magé. Filha de um marceneiro estabeleceu, desde muito jovem, uma ligação com a madeira, matéria prima da xilogravura. Já na Licenciatura em Educação Artística, na Faculdade de Belas Artes da UFRJ, ao cursar a matéria curricular de xilogravura, se encantou por este universo, especializando-se nesta técnica. 

O projeto Xilopretura surgiu em 2016, através do desejo da artista de mostrar, através da técnica da xilogravura, “a potência criativa da mulher preta, a importância da sua ancestralidade, além de desconstruir a imagem estereotipada e hipersexualizada formada ao longo do tempo pelo racismo” estrutural no Brasil. (Maia, 2021, p. 51).  

Oferenda à Liberdade. 
Xilogravura em algodão cru, 2021. 

Deste modo, é possível observar em sua obra uma forte presença do feminino ligada à religiosidade de matriz africana. As representações de plantas, por exemplo, possuem uma conexão com os rituais de cura de corpos e espíritos, presentes na cultura ancestral. As imagens de mulheres em situações de afeto e alegria contam histórias diferentes das imagens de violência associadas aos corpos negros, propondo uma valorização da Cultura Afro-brasileira. 

Sabedoria ancestral. Xilogravura em papel, 2019.

Plantas sagradas. Xilogravura de papel, 2020.

Referências 

www.xilopretura.com.br | @xilopretura 

MAIA, Mariana. MELO, Jacqueline. Conexão Muhcab (livro eletrônica): ocupação virtual de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. da autora, 2021. https://drive.google.com/file/d/1GPfsgC3i0zKYfqTJOyC9OSJkdCMb9_-f/view 

ROCHA, Matheus. Afrofuturismo e revisão histórica são foco de museu voltado para a cultura negra. Yahoo notícias: Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://esportes.yahoo.com/noticias/afrofuturismo-e-revis%C3%A3o-hist%C3%B3rica-s%C3%A3o-134600779.html?src=rss Acesso: 08 Mar de 2022. 

Brookfield Energia. Exposição Racismo Exposto. Disponível em: https://todspeladiversidade.com.br/etnias/questionamento-intelectual/ Acesso: 08 Mar de 2022. 

Live “Xilopretura: artista gravadora e artista urbana.” Disponível em https://youtu.be/D1Gxn-ovWfg. Acesso: 08 Mar de 2022. 

Pesquisa Amanda Costa e Matheus Rocha, CAp, turma 2C, 2023.