Segundo a BNCC a etapa do Ensino Fundamental deve valorizar situações lúdicas na aprendizagem. Neste sentido o aluno tem a oportunidade de vivenciar o mundo através da experiência lúdica, testando hipóteses, observando os fenômenos e refletindo acerca dos resultados.
O componente curricular Arte leva em consideração essa mentalidade ao nortear suas práticas relacionando o contexto familiar, social e cultural na abordagem dos conteúdos. A BNCC estabelece que Artes Visuais, Dança, Música e Teatro são as quatro linguagens artísticas a serem trabalhadas com as crianças de 6 a 14 anos no Ensino Fundamental.
A BNCC propõe seis dimensões de conhecimento para abordar a Arte:
Criação – O fazer artístico, considera o sujeito como protagonista do processo.
Crítica – Considera as impressões e compreensões baseadas nas vivências, estudo e pesquisa no componente curricular, estabelecendo correlação com aspectos políticos, históricos, culturais, etc.
Estesia – Se refere à experiência sensível das emoções.
Expressão – A possibilidade/capacidade de exteriorizar e manifestar criações subjetivas pelos procedimentos (e materiais) artísticos.
Fruição – Refere-se ao deleite artístico. Possibilidade e disponibilidade dos sujeitos ao contato e sensibilização através das práticas artísticas e culturais.
Reflexão – O processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições. Percepção, análise e interpretação das manifestações artísticas, praticadas ou vivênciadas.
Conheça mais sobre a BNCC no site do Ministério da Educação:
Base Nacional Comum Curricular.