Carregando...
Docência

Plano de Aula – Cercando a temática com verbos

Quando montamos um plano de aula precisamos utilizar uma linguagem clara que torne a abordagem do assunto mais objetiva. 

A partir de um plano de aula bem estruturado, o professor de Artes pode perceber as possíveis ramificações de um determinado tema, e deste modo estabelecer alguns percursos que possam tornar sua aula mais interessante, oferecendo mais alternativas pedagógicas para seus estudantes.

Outra vantagem de organizar o plano de aula de forma clara é que alguns anos depois, podemos compreender a proposta da atividade, mesmo que a temática já esteja um pouco distante. Assim fica mais fácil atualizar o conteúdo, ou aplicar a atividade em outro contexto.

Neste sentido, propomos o roteiro de plano de aula desenvolvido pela professora Christiane Arcuri para os alunos de licenciatura em Artes Visuais da UERJ. 


Este roteiro se baseia na objetividade. O desenvolvimento de seu conteúdo se concentra em três perguntas importantes que cada profissional deve se fazer na elaboração de seu plano de aula: O que? / Por que? / Como?

Nesta postagem vamos nos concentrar no “O que?” – tendo em vista que as outras duas perguntas são mais pessoais e têm a ver com o alinhamento artístico de cada professor, ou com o Programa Político Pedagógico de cada escola. Falaremos delas em outra postagem.

Tema, objetivo geral e objetivos específicos
“O que?”

O tema, é o assunto, da sua aula. O que você quer tratar com seus alunos? O problema mais comum dos estudantes de Artes é que o tema sempre é muito abrangente e acaba gerando possibilidades demais na hora de formalizar a ideia no papel. O tema é uma proposta inicial, uma frase que caminha em direção a um recorte mais específico. 

Na elaboração do plano de aula inúmeras ramificações e possibilidades aparecerão a partir do tema, mas é importante ter em mente qual será o recorte utilizado (e estruturado) no plano de aula. O tema pode relacionar História da Arte, produção artística e o cotidiano da sociedade atual. Segue alguns exemplos:

Arte Urbana e suas manifestações artísticas

Mondrian e contemporaneidade

A estética do Kpop e a cultura de massa

O Objetivo Geral é o recorte. Precisamos nos manter coesos ao objetivo geral na elaboração do plano. O objetivo geral deve ser uma frase curta, coesa e direta, de preferência com algum verbo no infinitivo, por exemplo:

Caracterizar a Arte Urbana
Discutir a importância do movimento De Stijl
Correlacionar a estética do Kpop com a cultura de massa

Os Objetivos Específicos são derivações do recorte geral e têm relação com o conteúdo que os estudantes irão aprender durante a aula. Ou seja: quais as habilidades/conhecimentos serão adquiridos ao término dessa aula? Utilizamos três ou mais verbos para definir estes aspectos. Para avaliar a eficiência do plano de aula devemos nos debruçar sobre os objetivos específicos e refletir se foram atendidos ou não ao fim do processo.

Vamos ver como um plano poderia ser estruturado para uma aula sobre Arte Urbana:

Percebe como os verbos no infinitivo cercam objetivamente o tema com muita clareza, impedindo que a atividade fuja do que está estabelecido?

Acentuar, adicionar, agrupar, analisar, anotar, aperfeiçoar, aplicar, apresentar, arbitrar, argumentar, assinalar, avaliar, atribuir, caracterizar, circundar, citar, classificar, colaborar, colar, coletar, colorir, combinar, comentar, comparar, completar, compor, compreender, comunicar, concluir, confeccionar, conhecer, construir, contribuir, converter, criticar, decompor, deduzir, definir, demonstrar, descobrir, descrever, desenvolver, desenhar, destacar, determinar, discriminar, discutir, dramatizar, elaborar, enumerar, entender, esboçar, escrever, especificar, esquematizar, estabelecer, executar, exemplificar, expressar

formular, generalizar, identificar, ilustrar, indicar, interpretar, inventar, juntar, justificar, lançar, listar, localizar, manipular, modelar, montar, nomear, operar, organizar, participar, pintar, planejar, pontuar, preparar, propor, provar, reagrupar, recortar, reconhecer, redigir, reduzir, registrar, relacionar, relatar, reproduzir, resolver, responder, resumir, reunir, separar, simplificar, sintetizar, traçar, transformar, verificar.

Nas próximas postagens falaremos mais sobre algumas propostas de como desenvolver planos de aula. Segue o PDF do Roteiro do plano de aula.

PLANO-DE-AULA-ROTEIRO