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Pesquisas em Arte

Antônio GOMIDE 

(por Renan Araujo)

Antônio Gonçalves Gomide nasceu em Itapetinga (São Paulo), em 1895, e faleceu em Ubatuba (São Paulo), em 1967.

Foi um pintor, escultor, decorador e cenógrafo brasileiro, que iniciou sua carreira artística quando se mudou com sua família para a Suíça, em 1913, frequentando a Academia de Belas Artes de Genebra até 1918. Lá, estudou junto com os artistas suíços Eugène Gilliard (1861-1921) e Ferdinand Hodler (1853-1918).

Seguidamente, Gomide viajou para a França na década de 1920, onde entrou em contato com a arte do pintor francês Marcel Lenoir (1872-1931), com o qual aprendeu a técnica de pintura afresco – técnica onde as tintas são aplicadas diretamente no arcabouço da parede.

Entre os anos 1924 a 1926, no seu próprio ateliê em Paris, Gomide conheceu artistas vinculados aos movimentos artísticos da época, como o Cubismo e a Art Déco.

De volta ao Brasil em 1929, o artista trouxe além de pinturas, inúmeras cerâmicas, tapeçarias e vitrais para igrejas – uma de suas obras mais famosas é o afresco Santa Ceia (1933-1934), fruto de sua interpretação com elementos da arte renascentista.

Para além das produções com temática religiosa, Gomide trabalhou como arte decorador em diversos projetos em São Paulo, junto ao arquiteto modernista ucraniano Gregori Warchavchik (1896-1972) e a outros dois arte decoradores, como os brasileiros John Graz (1891-1980) e Regina Graz (1897-1973). Em conjunto com esses dois últimos, introduziu o estilo da Art Déco no Brasil. Segundo a crítica de arte Maria Alice Milliet (Enciclopédia, 2022), a obra Retrato de Vera Azevedo (1920), de Gomide, representa fortemente esse movimento artístico no Brasil por seu caráter altamente estilizado.

Além disso, o artista envolveu-se com a fundação da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam) e do Clube dos Artistas Modernos (CAM), em 1932. Gomide também lecionou Desenho na Escola do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), entre os anos de 1952 e 1954 (Escritório de arte, 2022). Ademais, o artista encontrou na aquarela a forma mais adequada para expressar seu olhar perante a realidade do cotidiano que o cercava, em que com o domínio dessa técnica muito contribuiu para explorar toda a espontaneidade de sua visão artística do mundo (Escritório de arte, 2022).

Ao longo de sua trajetória profissional, Antônio Gomide produziu inúmeros pinturas, vitrais, afrescos, cerâmicas, tapeçarias, esculturas e projetos decorativos, contribuindo grandemente para a o desenvolvimento da arte moderna brasileira. Na perspectiva do curador Walter Zanini (1925-2013), que realizou no ano de 1968 uma exposição de arte sobre a retrospectiva do artista, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade São Paulo (USP), Antônio Gomide tem uma grande importância para a história do modernismo brasileiro (Enciclopédia, 2022).

Principais obras

Retrato de Vera Azevedo, 1920
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.e.
58,00 cm x 128,00 cm

Ponte Saint Michel, 1923
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.e.
27,30 cm x 35,10 cm
Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Cristo, 1923
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.e.
27,00 cm x 35,50 cm
Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Santa Ceia, 1929
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.d.
65,70 cm x 52,40 cm

Paisagem Urbana, 1930
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.d.
128,70 cm x 63,50 cm

O Encontro, 1935
Antonio Gomide
Óleo sobre tela, c.i.d.
80,00 cm x 130,00 cm

Vitral para o Parque Fernando Costa, 1935
Antonio Gomide

Paisagem com Barcos, 1942
Antonio Gomide
Óleo sobre tela
31,20 cm x 41,40 cm

Referências bibliográficas

Antonio Gomide. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5781/antonio-gomide. Acesso: 31 de maio de 2022. Verbete da Enciclopédia.

ANTONIO GOMIDE. ESCRITÓRIO DE ARTE. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/antonio-gomide>. Acesso: 30 de junho de 2022.