Carregando...
Grafite

KOBRA

(por Sarah; Lucas; Lorena, CAp turma 2D)

Revisão Daniela Cassinelli

Carlos Eduardo Fernandes (São Paulo, 1975), mais conhecido como Kobra, é um dos muralistas mais conhecidos atualmente, com vários grafites reconhecidos por todo o mundo.

Iniciou sua carreira ainda adolescente, aos 12 anos, pichando muros da cidade e o próprio espaço escolar, chegando a ser detido três vezes acusado de crime ambiental.

Kobra começou a utilizar a arte como seu próprio sustento, ainda na década de 90, desenvolvendo cartazes, cenários e imagens decorativas para um parque de diversões. O artista teve grande retorno após esse trabalho e conseguiu novos contratos.

Em 1995, fundou o Estúdio Kobra. Porém, somente em 2007, sua arte recebeu a devida visibilidade através da obra Muro das Memórias (Imagem 1), realizada na rua 23 de Maio em São Paulo, que mostra a cidade no século XX em tons preto e branco.

Imagem 1

Também é conhecido pelo mural Etnias (Imagem 2), pintado para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, pelo qual adquiriu o recorde de maior mural grafitado do mundo superado, por ele mesmo, em 2017, com uma obra de mais de 5 mil metros às margens da Rodovia Castello Branco em São Paulo, em homenagem ao chocolate.

Imagem 2
Imagem 3

As obras de Kobra são normalmente baseadas em fotos ou pinturas antigas, registradas com uma estética geometrizada e em cores, resultando visualmente numa espécie de “releitura”, como é o caso da obra O Beijo (2012) (Imagem 4), executada em Nova York.

Imagem 4

Kobra busca, em suas obras, fazer críticas sociais, homenagear figuras importantes e retratar o cotidiano.

Uma de suas obras mais recentes é Coexistência (2020) (Imagem 5) que traz à tona a questão da pluralidade e da in-tolerância religiosa.

Imagem 5

Para conhecer melhor o processo de Kobra e suas ideias, veja os vídeos abaixo:

Referências:

https://eduardokobra.com/

https://www.instagram.com/kobrastreetart/?hl=pt-br

Eduardo Kobra. Disponível em https://www.guiadasartes.com.br/eduardo-kobra/resumo Acesso: 9 de set. 2021