(por Sarah; Lucas; Lorena, João Antonio – CAp turma 2D)
Atualização Maria Clara Silva, bolsista IC Jr, 2024.
Revisão Daniela Cassinelli
Carlos Eduardo Fernandes (São Paulo, 1975), mais conhecido como Kobra, é um dos muralistas mais conhecidos atualmente, com vários grafites reconhecidos por todo o mundo.
Iniciou sua carreira ainda adolescente, aos 12 anos, pichando muros da cidade e o próprio espaço escolar, chegando a ser detido três vezes acusado de crime ambiental.
Kobra começou a utilizar a arte como seu próprio sustento, ainda na década de 90, desenvolvendo cartazes, cenários e imagens decorativas para um parque de diversões. O artista teve grande retorno após esse trabalho e conseguiu novos contratos.
Em 1995, fundou o Estúdio Kobra. Porém, somente em 2007, sua arte recebeu a devida visibilidade através de algumas obras da série Muro das Memórias (Imagens 1 e 2), realizada na rua 23 de Maio em São Paulo, que mostra a cidade no século XX em tons preto e branco.
Também é conhecido pelo mural Etnias (Imagem 3), pintado para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, pelo qual adquiriu o recorde de maior mural grafitado do mundo superado, por ele mesmo, em 2017, com uma obra de mais de 5 mil metros às margens da Rodovia Castello Branco em São Paulo, em homenagem ao chocolate (imagem 4).
As obras de Kobra são normalmente baseadas em fotos ou pinturas antigas, registradas com uma estética geometrizada e em cores, resultando visualmente numa espécie de “releitura”, como é o caso da obra O Beijo (2012) (Imagem 5), executada em Nova York.
Kobra busca, em suas obras, fazer críticas sociais, homenagear figuras importantes e retratar o cotidiano.
Uma de suas obras mais recentes é Coexistência (2020) (Imagem 6) que traz à tona a questão da pluralidade e da in-tolerância religiosa.
Para conhecer melhor o processo de Kobra e suas ideias, veja os vídeos abaixo:
Outras obras que merecem destaque:
O projeto Greenpincel que foi desenvolvido em março de 2011, na cidade de São Paulo. O artista buscou alertar e combater as agressões do homem aos animais e ao planeta como um todo. Um dos murais realizados foi o “CO²”, localizado na rua Alvarenga, São Paulo.
Na série “Recortes da História”, Kobra retrata momentos marcantes na história do mundo, com cenas que mudaram a forma de se pensar e viver, como momentos políticos, sociais e econômicos, como na obra “Martin Luther King”, localizada em Palm Beach, EUA, feita em 2017.
No projeto “Olhar da Paz”, vê-se mensagens de paz, personalidades que lutaram contra a violência e a favor da união. Como no muro do cientista alemão “Albert Einstein”, na rua Oscar Freire, em São Paulo.
O objetivo desse mural foi conscientizar sobre a falta de segurança que os ciclistas sofrem, como o próprio artista diz: “Tem que preparar a cidade de uma forma geral, conscientizar. É um trabalho a longo prazo”.
Em ¨Realidade Aumentada¨, o objetivo foi ampliar alguns fatos que acontecem pelas ruas e que passavam desapercebidos. Foram produzidos 10 murais em 10 dias, contando com as próprias pessoas que são retratadas para a elaboração do projeto, como a bailarina Maria Daniela Oliveira de Sousa, em Paraisópolis.
Referências:
https://www.instagram.com/kobrastreetart/?hl=pt-br
Eduardo Kobra. Disponível em https://www.guiadasartes.com.br/eduardo-kobra/resumo Acesso: 9 de set. 2021.