por Débora, CAp turma 2B; Anna Júlia, CAp turma 2D
revisão Daniela Cassinelli
O primeiro contato com o grafite
Carina Aparecida Arsênio Pandolfo (São Paulo, 1977), conhecida como Nina Pandolfo, se mudou para a capital paulista ainda pequena. Desde sua infância, Nina nutria uma paixão pela arte, trabalhando sempre com tintas e diversas texturas – adorava pintar pedras, folhas e troncos de árvores.
O primeiro contato da artista com o grafite foi aos 12 anos de idade, durante suas aulas de teatro de rua. Ela observava paredes e muros com pinturas que lhe chamavam a sua atenção para aquela textura diferente na parede. A partir dessa experiência, Nina decidiu participar de um workshop sobre street art, em que aprendeu novas técnicas e descobriu diferentes materiais. Tudo isso fez com que a artista buscasse mais formas de se expressar através da arte, o que a influenciou a cursar Comunicação Visual, aumentando mais ainda o contato com o grafite.
Obras e exposições
Os principais temas do trabalho de Nina Pandolfo são a infância e a natureza. A artista se baseia na relação entre o olhar inocente das crianças e o olhar adulto para retratar meninas com cara de levadas e imensos olhos que expressam sentimentos secretos espalhados pela alma.
Através de suas obras, Pandolfo consegue atribuir aos murais e, em cada detalhe, toda a sensibilidade feminina, dando destaque para os olhos bem grandes em suas bonecas. Além disso, a artista consegue trazer muitas cores e expressões aos seus grafites, construindo painéis com um estilo único, como podemos observar na tela The Other Side of The Rainbow (Imagem 1).
Do mesmo modo em que no mural grafitado na Avenida 23 de maio, em São Paulo, em parceria com Nunca, Os Gêmeos, Finok e Zefix (Imagem 2).
Pandolfo levou a arte do grafite para os principais museus e galerias do mundo.
Sua primeira exposição foi Um Minuto de Silêncio realizada, em 1999, na Funarte, em São Paulo. Logo depois, fez sua primeira participação internacional, em 2002, na Alemanha, na galeria de arte Die Farbarie.
Desde então, a artista já participou de projetos de intervenção urbana e exposições em galerias no Brasil e ao redor do mundo, e foi responsável por pintar, em 2007, junto com Os Gêmeos e o artista Nunca, a fachada do Castelo Kelburn, em Glasgow, na Escócia (Imagem 3).
Nina Pandolfo teve sua participação marcada na quinta edição do AmFar Inspiration Gala, São Paulo, em 2015, para unir fundos em prol da luta contra a AIDS, onde sua obra Maior que a imensidão da paz (Imagem 4) foi a doação vendida com o maior valor no leilão.
Para sua terceira exposição, The Little Things for Life, em Nova York, em 2016, a artista conta com um mural de suas meninas pintado na cidade (Imagem 5).
A artista conta-nos que “a leveza, a beleza da simplicidade e a percepção apurada em pequenos detalhes do cotidiano serviram de inspiração para suas criações”.
Neste vídeo, Nina Pandolfo conta um pouco mais sobre a mostra em NY:
Nina Pandolfo – The little things for life
Para conhecer mais:
NINA PANDOLFO – OBRAS /GRAFITES DA ARTISTA
Referências:
Site da artista: https://www.ninapandolfo.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/ninapandolfo/
Nina Pandolfo – Biografia e obras. Disponível em
https://live.apto.vc/nina-pandolfo-biografia-e-obras/ Acesso: 19 de agosto
de 2021