(por Miriam Machado).
Jaider da Silva Esbell (figura 1), que pertence ao povo indígena Makuxi, nasceu no estado de Roraima em 1979 e viveu sua infância e adolescência na Terra Indígena Raposa – Serra do Sol. Sua habilidade artística foi descoberta ainda quando criança, nesse período ele estudava com a sua mãe e seu avô indígena lhe contava as histórias do seu povo.
Aos 18 anos foi para a cidade de Boa Vista, onde cursou a faculdade de Geografia e trabalhou como eletricista da Eletrobras por quase 20 anos, nesse período ele realizou ações de educação ambiental, atividades socioculturais, participou de pesquisas e fez contatos bilaterais empresa/comunidades indígenas. Embora ele tenha sido bem-sucedido nessa carreira, em 2016, largou o emprego público para viver de arte.
Mas, além de artista Jaider Esbell é produtor cultural e escritor. Em 2012, o artista lançou o seu primeiro livro, Terreiro de Makunaima – Mitos, lendas e estórias em vivências, que é uma coletânea com dez contos que abordam a cultura Makuxi. Continuou escrevendo e produziu outros livros e artigos.
Em suas pinturas (figuras 2, 3 e 4) Esbell retrata a cultura de seu povo e questões da contemporaneidade, criando obras coloridas e em preto e branco, fazendo uso de caneta, tinta acrílica e outros materiais.
Jader Esbell já expôs em vários estados brasileiros e em países da América, da Europa e da Ásia.
Seu ateliê funciona na sua própria casa, onde também fica a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena (figura 5) que expõe, além de seus trabalhos, obras de artistas indígenas contemporâneos do norte do Brasil.
No instagram @jaider_esbell do artista podemos acompanhar o seu trabalho e, também, ficar sabendo de eventos relacionados com questões indígenas.
Fontes:
http://www.jaideresbell.com.br/site Acesso em: 01/06/2021.
https://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/artista-plastico-jaider-esbell-retrata-amazonia-em-exposicao Acesso em: 01/06/2021.
http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/04/artista-indigena-roraimense-defende-cultura-viva-em-suas-obras.html Acesso em: 01/06/2021.