Carregando...
Pesquisas em Arte

Marc CHAGALL

(por Carolina Pereira)

Marc Chagall (Rússia, 1887 – França, 1985) foi um pintor, ceramista e gravurista russo que influenciou a arte moderna através de seu uso inovador das cores, formas e temas líricos (Imagem 1).

Imagem 1

Nascido em uma família judia, viveu o início da sua vida na cidade de Vitebsk, cidade que se encontrava no “Território de Acordo”, onde era permitida a moradia de judeus juntamente à população local de russos cristãos. Ainda adolescente, solicitou o visto de residência exigido para os judeus para habitarem a capital russa, na época São Petersburgo. É nessa cidade que pôde estudar a partir uma bolsa de estudos na Academia de Arte de São Petersburgo. 

Desde o início, o artista ilustrou figuras humanas em seus trabalhos, algo incomum dentro do judaísmo, religião cuja arte normalmente não traz representações humanas e, muito menos, alegorias do divino. Ponto bastante interessante uma vez que Chagall, anos mais tarde, ilustraria em pinturas e gravuras, passagens bíblicas. 

Em 1910, Chagall mudou-se para Paris e entrou em contato com as vanguardas europeias, onde recebeu grandes influências do Cubismo e do Fauvismo através dos artistas representantes destes movimentos, tais como Amadeo Modigliani (Livorno, 1884 — Paris, 1920), Robert Delaunay (França, 1885 – 1941) e o poeta Blaise Cendrars (França, 1887 — 1961). Tentando assimilar tais referências, Chagall produz o quadro “Eu e a aldeia”, de 1911 (Imagem 2), onde se pode perceber as fortes cores, características do Fauvismo e a decomposição, próprias da estética do Cubismo. O que o levou a ser considerado um dos grandes nomes do movimento surrealista. 

Imagem 2

Retorna à Rússia quatro anos depois e faz sua primeira exposição individual em Berlim (no mesmo ano). Com o início da Primeira Guerra Mundial, é convocado para atuar nas trincheiras, mas permanece na capital russa e se casa com Bella, moradora de sua cidade natal. A esposa do artista tem um papel fundamental em sua obra, uma vez que as temáticas e elementos estéticos revelam seu intenso amor por ela (Bella teve uma morte prematura, em 1944). Um exemplo disso é o quadro “O Aniversário”, de 1915 (Imagem 3). 

Imagem 3

Com a Revolução Russa, Chagall ganhou o cargo de comissário de Belas Artes em sua cidade natal, mas permanece por pouco tempo por divergências com Kazimir Malevich (1879-1935). O artista retorna a Paris e é nessa época que produz suas primeiras ilustrações bíblicas através de técnicas de Gravura como a àgua forte e a litogravura.  

A temática religiosa continua recorrente ao logo de sua vida, dando origem à uma grande variedade de imagens sacras que misturam o universo judaico-cristão e um lirismo presente em toda a obra do artista (Imagem 4). Também é na década de 1920 que ilustra uma versão das “Fábulas” de La Fontaine, as quais são publicadas somente em 1957 (Imagem 5).

Imagem 4

Imagem 5

Na década de 1930, a atmosfera de seu trabalho é alterada, tornando-se mais sombria por conta da atmosfera que dominava a Europa por conta da ascensão do Nazismo. Esta ascensão também fez com que Chagall se refugiasse nos Estados Unidos até 1948, quando retorna a França. É nessa cidade que o artista continua sua produção artística até o ano de sua morte, em 1985, aos 97 anos.  

Expondo em vários cantos do mundo e ganhando diversos prêmios, Chagall teve uma longa vida com intensa produção artística. Sua obra é repleta de religiosidade, amor e lirismo expressos através de suas temáticas, cores e elementos recorrentes muito particulares – marca singular de sua vasta obra. 

REFERÊNCIAS 

Marc Chagall. Marc Chagal, Instituto Cultural Judaico. Disponível em https://chagall.org.br/marc-chagall/ Acesso: 10 de maio de 2022. 

Marc Chagall. Guia das Artes. Disponível em https://www.guiadasartes.com.br/marc-chagall/vida Acesso: 10 de maio de 2022. 

Marc Chagall: Sonho de amor. Centro Cultural Banco do Brasil. Disponível em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/chagall/ Acesso: 10 de maio de 2022. 

FRAZÃO, Dilva. Marc Chagall. Ebiografia, 2020. Disponível em https://www.ebiografia.com/marc_chagall/#:~:text=Marc%20Chagall%20(1887%2D1985),7%20de%20julho%20de%201887. Acesso: 10 de maio de 2022.