Carregando...
Publicações

O CAp-UERJ e as impressões visuais no ensino de Arte

RESUMO: O texto expõe os resultados mais
recentes de pesquisa proposta no ensino de Artes
Visuais e História da Arte na educação básica
do Instituto de Aplicação/CAp, Universidade
do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Como foco
principal, refiro-me a estratégia metodológica
desenvolvida com discentes do ensino médio
em seminários de estudo sobre acervos e
exposições artísticos de museus/centros culturais
da cidade carioca. Com o uso habitual dos seus
smartphones pessoais, os alunos registram
suas impressões imagéticas no instagram @
nutriçãovisual sob um olhar estético muito
particular acerca de distintas culturas, objetos e
obras artísticas conhecidos nos espaços culturais.
Considera-se, deste modo, que as ferramentas
digitais vêm aproximar também na sala de aula
as especificidades das civilizações em pauta e
que o ensino volta-se, inevitavelmente, a outras
novas práticas pedagógicas mais condizentes
com as demandas visuais e tecnológicas da
juventude de hoje. Tal recurso midiático proposto
por alunos acadêmicos (licenciandos em Artes
Visuais da mesma universidade) indica a internet
como um canal de divulgação e comunicação
dos conteúdos artísticos pesquisados pelos
alunos da educação básica de modo que idades
e interesses artísticos distintos tornem-se mais
próximos frente aos fundamentos do ensino de
Arte. Resultados preliminares indicam que a
abordagem mediática de conteúdos culturais
dialoga com o processo de formação identitária
dos jovens, uma vez que, a partir dos muitos
processos e linguagens estéticos embasados
na historiografia da arte, os jovens estabelecem
analogias artísticas também com o repertório
da cultura visual cotidiana; tornam-se capazes
de (re)conhecerem-se enquanto cidadãos e a
entender criticamente não só a história da sua
cidade, mas também a relevância da preservação
e difusão do que compreendem como memória/
patrimônio cultural nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Artes Visuais e
História da Arte, acervos de Artes, tecnologia,
formação identitária, educação básica.

Novas possibilidades rumo ao futuro das ciências humanas
e suas tecnologias 2 [recurso eletrônico]
/
Organizadoras Denise Pereira, Janaína de Paula do
Espírito Santo. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.

https://www.ahttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3476tenaeditora.com.br/post-ebook/3476