Carregando...
Artistas em pesquisa

AYRSON HERÁCLITO

(por Carolina Pereira)

Ayrson Heráclito Novato Ferreira (Macaúbas, Bahia, 1968), mais conhecido como Ayrson Heráclito, é um artista visual, professor e curador brasileiro. Formou-se em 1989 pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) em educação artística. Anos mais tarde, termina seu mestrado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1998. Em 2017, Heráclito termina seu doutorado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desde 2006 é professor na Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Seu trabalho ao longo de carreira busca relacionar a religiosidade afro-brasileira e a arte. Tal relação atravessa as mais diversas linguagens, como a fotografia, a instalação, a escultura e a performance. Partindo destes elementos, suas obras dão destaque à cultura baiana, perpassando a história, sociologia e história da arte para debater temas tão urgentes para a sociedade brasileira, como o trânsito de pessoas, a escravidão, o racismo, a religiosidade e a violação do corpo negro.

Desde a década de 1990, o trabalho do artista inclui em suas performances materiais efêmeros como o azeite de dendê (imagem 2), pipoca e a carne de charque, evocando novas sensações sensoriais dentro de seu trabalho.  Visão, olfato e o tato são utilizados pelo público para a percepção das obras, discutindo além dos fatores já mencionados, a efemeridade da vida.

Imagem 2

Ayrson Heráclito concorreu em 2012, 2015 e em 2016 ao Prêmio PIPA, premiação do Instituto Pipa a qual busca promover a arte contemporânea brasileira. Para a premiação de 2016, o artista fala em seu vídeo como artista indicado um trabalho feito em uma exposição em Berlim. Nesta exposição, Heráclito apresentou sua performance “Buruburu” (Imagem 3), na qual ele limpa o corpo das pessoas com pipoca, uma comida utilizada em vários rituais do candomblé. Este ritual em específico, é praticado na Bahia no dia de Omulu.

Imagem 3

Outra obra que merece destaque é “O Sacudimento da Casa da Torre”, realizada em 2015 (Imagens 4 e 5). Nesta performance-ritual, o artista acompanhado de dois homens carrega maços de ervas e folhas específicas num ritual de limpeza e cura espiritual. O local escolhido foi a casa Torre, localizada na Bahia, e a performance foi feita também na Maison des Eclaves (Casa dos Escravos), localizada no Senegal. Estes locais estão relacionados com a administração e comércio de escravos.  Neste trabalho, o ritual busca a libertação de eguns, que podem ser entendidos como almas que vagam pela terra e se lastimam pela vida sofrida que tiveram.

Imagem 4
Imagem 5

Ayrson Heráclito expôs seu trabalho em diversos museus e galerias pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente é representado pelas galerias Paulo Darze e Portas Vila Seca.

No dia 07 de agosto de 2021, O Museu de Arte do Rio abriu a exposição “Yourùbáiano”, exposição individual na qual abrigará diversas obras do artista que se relacionam com a cultura afrobrasileira (Imagens 6 e 7).

Imagem 6 – Bori: Iansã, 2008-2011. 

Imagem 7

Veja mais no vídeo abaixo

Exposição “Yourùbáiano”, Museu de Arte do Rio, 2021. Vídeo por Carolina Pereira.

Referências

AYRSON, Heráclito. Instagram. Disponível https://www.instagram.com/ayrsonheraclito/?hl=pt-br. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

PIPA 2016 | artistas indicados | Ayrson Heráclito. 2016. Disponível https://youtu.be/_oZdl8F_eOY Acesso em: 11 ago. 2021.

AYRSON, Heráclito. Instabio. https://instabio.cc/Ayrsonheraclito. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

AYRSON, Heráclito. Prêmio PIPA. AYRSON, Heráclito  https://www.premiopipa.com/pag/ayrson-heraclito/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

AYRSON, Heráclito In ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa267193/ayrson-heraclito. Acesso: 11 de agosto de 2021. Verbete da Enciclopédia.


MALPASSO, Alessandro; CAMPOS, Maria de Fatima Hanaque. Estética e ritual Bori no candomblé: conexão entre passado e presente na obra artística de Ayrson Heráclito. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 176-185

AYRSON, Heráclito. Galeria Galeria Paulo Darze. Disponível https://paulodarzegaleria.com.br/artistas/ayrson-heraclito/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

AYRSON, Heráclito. Galeria Portas Vila Seca. Disponível http://www.portasvilaseca.com.br/br/artistas/ayrson-heraclito/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

AYRSON, Heráclito. MASP – Exposições. Disponível https://www.masp.org.br/exposicoes/sala-de-video-ayrson-heraclito. Acesso em: 11 de agosto de 2021.

AYRSON, Heráclito. Programação – Yorùbáiano. Disponível http://museudeartedorio.org.br/programacao/yorubaiano-de-ayrson-heraclito/. Acesso em: 11 de agosto de 2021.