(por Alany Carneiro, bolsista Prodocência)
Maria Sofia Jobim Magno de Carvalho (Avaré, SP, 1904 – Rio de Janeiro, RJ, 1968)
Ilustradora, professora, pesquisadora, indumentarista e museóloga que contribuiu para o ensino da arte decorativa e o estudo do vestuário no Brasil.
Nascida em São Paulo, em 1904, Sofia Jobim Magno de Carvalho – também conhecida por seu nome artístico Sophia Jobim – realizou diversas atividades pedagógicas e artísticas ao longo da vida, muito influenciada por suas viagens pelo mundo e sua coleção de trajes típicos, joias e livros.
Em 1932, acompanhada de seu marido, foram para o Rio de Janeiro e, no mesmo ano, fundou o Liceu Imperial, uma Escola de Artes para mulheres que tinha como destaque o Curso de Corte e Costura. A escola funcionou por 22 anos tendo Jobim como sua diretora.
Dentre os anos 40, já dominando técnicas de desenho em cores, passou a lecionar no Seminário de Arte Dramática do Teatro do Estudante do Brasil (TEB); como também “Usos e Costumes”, no Conservatório Nacional de Teatro do Ministério da Educação.
Com o fim da Segunda Guerra, Jobim tornou-se colunista de Moda da Revista da Semana e Ilustração Brasileira.
A partir de 1949 até 1968, Jobim foi professora de Indumentária Histórica na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e lutou pela valorização das artes decorativas.
Através de suas diversas viagens ao longo de toda a vida, pesquisando em museus e escolas especializadas das Américas, Europa e Ásia, conhecendo a cultura, indumentária e culinária local, trazendo itens que aumentavam sua coleção pessoal e junto de sua formação, em 1961, no curso de Museologia do Museu Histórico Nacional, Jobim foi influenciada a fundar o Museu de Indumentária, no Rio de Janeiro, com suas coleções de viagens e ilustrações próprias.
Em 1967, Jobim adoeceu, mas, antes de sua morte, solicitou que fotografassem todo seu acervo. No ano seguinte, data de sua morte, foi deixado um testamento escrito pela artista que exigia a doação de seus materiais para o Museu Histórico Nacional/MHN.
Jobim desenhou muitos figurinos tanto para o Teatro como para o Cinema; como para suas aulas de indumentária – além de publicações em jornais e revistas. Dentre seus desenhos, há também muito o uso das técnicas da aquarela e guache.
Algumas de suas obras de maior destaque são os figurinos pertencentes a área do Teatro, como na peça “Senhora”, adaptada do romance de José de Alencar para o Teatro do Estudante do Brasil.
Também é importante citar a aquarela do traje produzido por Jobim: “Saskia”, esposa de Rembrandt (Países Baixos, 1606 – 1669), pois exemplifica a importância da artista de registrar a história da indumentária.
REFERÊNCIAS
SOPHIA Jobim. Google Arts and Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/vQWB9qiAlNptIQ?hl=pt-BR Acesso em: 23 jan 2023.
SOFIA, Jobim Magno de Carvalho. Coleção SM – Museu Histórico Nacional. Disponível em: https://atom-mhn.museus.gov.br/index.php/sofia-jobim-magno-de-carvalho-2 Acesso em: 23 jan 2023.
SOPHIA, Jobim Magno de Carvalho. Museu Histórico Nacional. Disponível em: https://mhn.museus.gov.br/index.php/mhn-disponibiliza-online-desenhos-e-aquarelas-de-sophia-jobim/ Acesso em: 23 jan 2023.
ALMEIDA, Graciana. “Na Coleção Sophia Jobim: A Presença de Rembrandt e a Questão da Veracidade dos Trajes”. VIII EHA – Encontro de História da Arte – 2012. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2012/Graciana%20Almeida.pdf Acesso em: 25 jan 2023.
ALMEIDA, Graciana e ALMEIDA, Fabiana. “Considerações Sobre Vestuários nas Obras de Arte e o Museu de Indumentária de Sophia Jobim”. X EHA – Encontro de História da Arte – 2014. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2014/Graciana%20P.%20de%20Almeida,%20Fabiana%20P.%20de%20Almeida.pdf Acesso em: 25 jan 2023.
COSTA, Claudia. Jornal da USP – “Livro recupera a obra de Sophia Jobim, uma feminista à sua moda” (2020). Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/livro-recupera-a-obra-de-sophia-jobim-uma-feminista-a-sua-moda/ Acesso em: 23 jan 2023.
VOLPI, Maria Cristina. Revista Maracanan, Notas de Pesquisa: Sofia Jobim e o ensino da indumentária histórica na E.N.B.A. (2016). Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/download/20876/15302. Acesso em:23 jan 2023.