Natália Regina Brito da Silva e Christiane Arcuri
Resumo
O Produto Educacional “Arte Ubuntu: para um ensino das Artes Visuais afrocentrado” foi desenvolvido para a orientação de Professores que procuram elaborar atividades artísticas nas aulas de Artes Visuais dos anos finais do ensino fundamental. Os artistas afrorreferenciadas/os são destacados nos processos de criação estética e reflexões artístico sociais. A aplicação do Produto ocorreu nas turmas de 6º e 9º ano em Escolas privadas localizadas na zona norte e zona oeste do município do Rio de Janeiro entre os anos de 2022 e 2024. As propostas práticas têm como embasamento metodológico as produções visuais de artistas afrorreferenciadas/os que representam as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 através do ensino das culturas e histórias africanas, afro-brasileiras e indígenas. A escolha por artistas afrorreferenciadas/os ocorre a partir do fundamento da Afrocentricidade (ASANTE, 2009), isto é, quando os saberes e fazeres reapresentam a pessoa negra como protagonista. O objetivo principal do Produto educacional, sendo assim, é compartilhar e promover outras perspectivas metodológicas para as/aos Professores atuantes na Educação Básica, em especial no ensino das Artes Visuais, para que possam abordar em suas propostas práticas e teóricas as diversidades culturais em repercussão nas produções autorais e independentes dos artistas negras/negros que consideram as questões étnico-raciais como um dos principais temas para a compreensão de um ensino antirracista e plural.
Palavras-chave: Artes Visuais, Ensino Afrocentrado, Artistas Afrorreferenciados, Afrocentricidade.