Carregando...
Publicações

Identidade visual e apropriação artística – O nome como marca

ARCURI, Christiane de Faria Pereira. Identidade visual e apropriação artística o nome como marca. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 1-12. https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/letras-linguistica-e-artes-perspectivas-criticas-e-teoricas-4

RESUMO

O trabalho Identidade visual e apropriação artística – o nome como marca é desenvolvido a partir de pesquisa curricular na disciplina de Artes Visuais e História da Arte na educação básica do Instituto de Aplicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / CAp-UERJ. Seu objetivo principal é relacionar a formação identitária visual dos alunos diante as influências do imaginário cultural e o ambiente escolar cotidianos. O texto enfatiza uma das propostas artísticas recentemente desenvolvida em sala de aula – com base na abordagem triangular (BARBOSA, 1991; 2006) e nos princípios pedagógicos vigentes na BNCC (2018) -, em que há uma apropriação do nome próprio do aluno elaborada (com viés estético) enquanto marca visual. A historiografia da arte nacional estudada na disciplina, além das referências imagéticas da cultura visual da atualidade, dialoga com a proposta visual para a relevância da pesquisa. A pesquisa autoral traz a possibilidade dos alunos elaborarem uma nova organização estética da grafia do nome / da identidade ampliados como narrativa imagética simbólica, isto é, os alunos voltam-se à criação de uma forma estilizada a partir da organização geometrizada das letras do nome próprio – reconhecida enquanto marca identitária. Essa nova sintaxe visual do nome próprio / a marca estabelece, invariavelmente, relações estéticas com o repertório imagético e as reapresentações sociais de cada aluno. A pertinência da pesquisa na educação básica se justifica, ainda, nas correspondências entre o consumo desenfreado da juventude e a proveniente formação crítico-estética balizada também no dinamismo do espaço escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade Visual. Juventude. Escola. Consumo. Ensino Artes Visuais e História da Arte.

Identidade-visual-e-apropriação-artística-compactado