Carregando...
Publicações

Cultura visual e identidade dos alunos do CAp-UERJ

ARCURI, Christiane de Faria Pereira. Cultura visual e identidade dos alunos do CAp-UERJ. In: Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen. (Org.). Comunicação, Mídias e Educação. 1ed.Ponta Grossa – Paraná: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 194-204. https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/comunicacao-midias-e-educacao

RESUMO

A pesquisa reporta-se ao consumo da cultura visual pelos alunos do/no CAp-UERJ. Compreende-se, a partir do consumo midiático de objetos estéticos, a formação da identidade crítico-visual desses alunos e nesse espaço escolar. A partir das reflexões estéticas reentrantes nas aulas de Artes Visuais e História da Arte, abrange-se a cultura visual como recorrências no imaginário da juventude na contemporaneidade. Também ampliam-se os processos do sistema de significações visuais com os quais os alunos estabelecem com os objetos – seja por meio da sistemática de suas condutas e das relações coletivas e culturais, seja com as possibilidades subjetivas e autorais. O objeto artístico torna-se foco de estudo absorvido pelo currículo do ensino de Artes por meio das abordagens teóricas e práticas que partem da aparência e da organização estético-formal, das recorrências artístico-alegóricas e de suas dimensões simbólicas. A produção artístico-visual de objetos pessoais com base na abordagem triangular e fundamentada na Historiografia da Arte deve priorizar a nacionalidade para as referências dos deslocamentos visuais no imaginário cultural da atualidade. Testar e criar alusões alegóricas que evidenciem a nacionalidade no design dos objetos cotidianos contextualiza o dinamismo visual no espaço escolar. A identificação dos objetos estéticos de uso pessoal dos alunos do CAp/UERJ, e nesse espaço escolar, amplia o entendimento sobre o sistema de signos visuais que circulam na cultura visual da contemporaneidade, e não somente no espaço do cotidiano escolar – questiona-se ao aluno se compreende as referências estéticas dos objetos que comumente utiliza como elemento visual e identitário.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Visual. Consumo. Identidade. Ensino. Artes.

Cultura-visual-e-identidade-dos-alunos