Carregando...
Publicações

Ensino de Artes – fronteiras entre currículo e pesquisa docente

ARCURI, Christiane de Faria Pereira; ALCÂNTARA, Deise Marins (discente ME). Ensino de artes: fronteiras entre currículo e pesquisa docente. In: Willian Douglas Guilherme (Org.). Educação no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 223-233. https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/educacao-no-brasil-experiencias-desafios-e-perspectivas-3

RESUMO: O artigo Ensino de Artes: fronteiras entre currículo e pesquisa docente traz resultados preliminares de pesquisa acadêmica (desenvolvida numa universidade pública) sobre as diretrizes curriculares no ensino de Artes Visuais nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro – em paralelo aos fundamentos propostos na Base Nacional Comum Curricular / BNCC (2018). O estudo dos currículos vigentes na Educação Básica suscita questionamentos acerca das trajetórias dialógicas correspondentes entre a pesquisa autoral e os processos metodológicos dos docentes atuantes na escola pública. Deste modo, algumas hipóteses são delineadas a fim de balizar o estudo, como por exemplo: Em que medida os currículos institucionais balizam projetos e pesquisas autorais dos docentes amparados na historiografia da arte?; É possível a articulação dos programas curriculares com novos processos metodológicos / artísticos condizentes com as manifestações artísticas da cultura visual do cotidiano?; Como adaptar as teorizações curriculares à formação cultural dos alunos e, do mesmo modo, às particularidades da sala de aula e do espaço escolar? Espera-se que este artigo amplie as fronteiras experienciadas entre as diretrizes curriculares institucionalizadas e a pesquisa autoral docente em Artes Visuais a fim de que a prática educativa na Educação Básica esteja em consonância com a dinamização do cotidiano escolar. 

PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Artes; Educação Pública.

Ensino-de-Artes-fronteiras-entre-currículo-e-pesquisa-docente