Carregando...
Artistas em pesquisa

IANAH MAIA

(por Giselle Magioli).

A artista pernambucana Ianah Maia desenvolve a técnica do grafite por vários muros da cidade com geotintas, quer dizer, com tintas que têm como matéria-prima a própria terra. A artista conta-nos que, em 2017, durante uma residência artística que ficava próxima de um rio, na falta de tanques para lavar os pincéis, seus colegas o fizeram no próprio rio. A partir de então, Ianah iniciou uma pesquisa de produção de tintas feitas com a terra local. Hoje, a artista pinta seus grafites utilizando essas geotintas, às vezes mescladas com tintas industriais – tintas estas que ainda não excluiu por completo de suas produções artísticas.

Ianah é natural de Recife e, atualmente, mora em Olinda. A artista se autodeclara negra. E seus temas versam sobre a condição da mulher negra na sociedade, seus afetos, beleza e sentimentos.

Além de grafites, Ianah produz pinturas, ilustrações, animações, autorretratos em fotografia e, ainda, tatuagens.

No “Projeto Curadoria”, plataforma que apresenta e potencializa as produções artísticas de mulheres do Brasil e de diversos países a partir de entrevistas, apresentação de obras e loja virtual, a artista diz:

“Ultimamente meu processo criativo tem sido intimamente ligado às minhas experiências afetivas. A partir do momento que bell hooks abriu meus olhos para perceber que falar do que sentimos nos humaniza e se torna então uma forma de luta antirracista, tenho me permitido mergulhar fundo em tudo que sinto e trazer isso à superfície através de sonhos, poesias, fotografias, performances, desenhos. Tudo isso serve de base para construir as pinturas que faço.”

Ianah Maia é uma artista multilinguagem, isto é, produz a partir de suas experiências e de seu lugar como mulher negra que pensa sua arte não apenas a partir da linguagem e da forma, mas do próprio uso dos materiais, assumindo a importância de sua trajetória particular em sintonia e constante conversa com as circunstâncias sociais, culturais e ambientais – pois tudo isso é afeto.

Assista mais sobre Ianah Maia no Programa Primeira Pessoa, do Diário de Pernambuco:

REFERÊNCIAS

ARTISTAS. SP-Arte365. Disponível https://www.sp-arte.com/artistas/ianah-maia/ Acesso em: 01/08/2021.

ENDOTatiana Sechler. A pintura rupestre da pré-história e o grafite dos novos tempos. CELACC / ECA / USP, 2009. Disponível http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/celacc-tcc/378/detalhe Acesso em: 15/07/2021.

GRAFITEIRA PERNAMBUCANA USA TINTAS DE TERRA PARA CRIAR MURAIS QUE CELEBRAM A NATUREZA. Hypeness, 2020. Disponível https://www.hypeness.com.br/2019/11/grafiteira-pernambucana-usa-tintas-de-terra-para-criar-murais-que-celebram-a-natureza/ Acesso em: 15/07/2021.

IANAH MAIA. Projeto Curadoria, 2021. Disponível: https://projetocuradoria.com/ianah-maia/ Acesso em: 15/07/2021.

https://www.ianah.net/

https://www.instagram.com/ianah_/